"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."
Texto aprovado pelo Plenário do CFFa durante a 78ª SPO, realizada nos dias 06 e 07 de março de 2004. Fonte: www. cffa.org.br no dia 05/10/07.
Fonoaudiologia Hospitalar
"Historicamente, a inserção do Fonoaudiólogo no ambiente hospitalar teve ínicio na década de 1980, de forma extremamente sutil. Foi somente a partir da década de 1990, com uma maior conscientização de seu papel, que o fonoaudiólogo se apropiou das questões voltadas à internação de seu paciente e passou a perceber o quanto podia ser útil e de forma tão gratificante ao paciente no ambiente hospitalar (...) o trabalho envolve uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, equipe essa que propicia ao fonoaudiólogo mostrar a importância de seu trabalho a outros profissionais da saúde, e como este trabalho pode ser realizado de forma integrada."
Trecho retirado da Apresentação do livro Fonoaudiologia Hospitalar (2003), LOVISE
Hospital
"Atualmente, a grande preocupação dos hospitais deve ser a prevenção da doença, a restauração da saúde, o exercício de funções educativas e a promoção de pesquisas. Mas além do ensino e da investigação, nas sociedade comtemporâneas, a emergências dos sistemas integrados de saúde faz com que o hospital passe a se integrar ao subsistema de cuidados secundários (cura e tratamento) e terciários (reablilitação e reintegração)."
Hospital, 2003 in: Federighi, Waldomiro J.P. Fonoaudiologia Hospitalar, in: Oliveira, Silvia Tavares de. São Paulo: Lovise, 2003